(19) 4141-3880

Facebook Instagram Play
Consórcio Agrícola – Heidi Seguros

Consórcio Agrícola

Saiba que o Consórcio Agrícola é uma modalidade que permite a aquisição de máquinas e equipamentos a partir da formação de um grupo de pessoas físicas ou jurídicas. Neste sentido, cada um dos participantes é um dos cotistas com pagamento mensal.

As parcelas são fixas e predeterminadas em contrato, sendo que em sua totalidade correspondem ao valor total do produto ou serviço negociado. O reajuste das parcelas ocorre conforme as alterações efetuadas na lista de preço do fabricante reajustada.  

É importante esclarecer que o regulamento sofre variações de acordo com o tipo de consórcio e a própria administradora. Além disso, no consórcio agrícola normalmente são adquiridos veículos e implementos usados nas atividades agrícolas.

Desse modo, a sistemática atual é de sortear mensalmente um cotista em assembleia para receber a carta de crédito e adquirir o bem. O propósito é que ao final da última parcela todos os cotistas tenham sido contemplados. 

Uma possibilidade para o cotista antecipar o recebimento da sua carta de crédito é realizando uma oferta. Ou seja, um lance para aumentar as suas chances de ser contemplado, que podem ocorrer de duas formas:

Lance Fixo

A administradora do consórcio determina um certo valor para ser ofertado para conseguir o produto. Se acaso outro cotista também realizar essa modalidade de lance, o procedimento é o de realizar um sorteio entre os dois ofertantes. 

Lance Variável 

Nesta modalidade de lance, os cotistas apresentam as ofertas e é contemplado o participante que tiver apresentado a oferta de maior valor. 

Uma grande vantagem desse consórcio para os cotistas, é que este pode ser contemplado no sorteio realizado em assembleia já em sua primeira mensalidade. Isto é possível porque o montante total das parcelas pagas no mês constitui o capital para o investimento. 

Desse modo, a cada mês o consórcio reúne os recursos necessários para contemplar um dos cotistas. Por isso, é muito mais interessante e vantajoso o autofinanciamento de um grupo de cotistas.

No consórcio agrícola é realizada a cobrança de uma taxa de administração, que funciona como uma forma de remunerar a empresa que gerencia os recursos dos cotistas. 

É importante esclarecer que para garantir que todos os meses um dos cotistas seja contemplado, a administradora cobra os custos de alguns procedimentos, tais como:

  • Seguros; 
  • Taxas de Adesão; 
  • Fundo de reserva.

De fato, esses recursos são uma forma de lidar com imprevistos e com situações de inadimplência momentânea por parte de algum cotista.

Por isso, é fácil perceber que comparando o consórcio agrícola com outras alternativas de financiamento e empréstimos, que envolvem juros e outras taxas, este é muito mais atraente para o cliente.